Cuidar da saúde mental nunca foi tão fácil. A um clique de distância, com conforto e conveniência, você pode ter o apoio que precisava para alcançar o bem-estar emocional e psicológico.
A psicoterapia online propicia o mesmo atendimento psicológico realizado presencialmente, pois oferece acolhimento e comunicação com o psicólogo ainda que à distância.
Como é algo recente – foi regulamentada no Brasil apenas em 2012 -, é possível que ainda existam dúvidas sobre a modalidade.
É eficaz?
Muitos estudos têm comprovado sua eficácia. Em Sydney, Austrália, o St. Vincent Hospital avaliou consultas online de cerca de 1.000 pessoas com ansiedade e depressão e constatou que os resultados foram eficazes e se mantiveram mesmo após seis meses, além de menos pessoas abandonarem o tratamento prematuramente. Outros autores publicaram estudos demonstrando os resultados positivos das consultas online em pessoas com síndrome do pânico (Bouchard S. et al, 2004), transtornos alimentares (Grunwald & Wesemann, 2006) e transtorno de estresse pós-traumático (Germain V. et al., 2009). Da mesma forma, muitas publicações assinalam resultados similares para tratamento de ataques de pânico e dor crônica, para citar apenas alguns. Os resultados encontrados foram similares, porém a satisfação foi superior e o custo menor (Settle et al., 2015).
É segura?
A atenção ao sigilo, segurança, confidencialidade e privacidade é inerente ao trabalho do psicólogo. Se por um lado é uma grande responsabilidade, por outro, é um dos ativos que garantem a confiança no profissional, permitindo uma relação terapêutica de maior qualidade. Por essa razão abordamos esse tema com detalhes. As normas que regem esses cuidados estão no Código de Ética Profissional do Psicólogo e na Resolução CFP Nº 9/2024.
As nossas sessões online são realizadas via Whatsapp ou Google Meet, as plataformas com soluções mais seguras e funcionais para videoconferência. Os softwares oferecem proteção por meio de controle de acesso, criptografias e seguem padrões de segurança internacionais. Contudo, os serviços mediados por equipamentos eletrônicos podem trazer ameaças ao sigilo e segurança em virtude de sua vulnerabilidade às ameaças digitais. Desse modo, aconselhamos que leia as recomendações no final deste artigo. Não são necessários nem conhecimento especializado nem muitos passos de execução – é tudo simples. Esses cuidados são fundamentais para manter a segurança. Uma vez observadas essas condições, a proteção do sigilo, da privacidade e da autonomia do usuário é garantida.
Sugerimos que, do outro lado da conexão, você escolha um ambiente tranquilo e privado, pois somente assim se sentirá à vontade para se expressar livremente sobre questões importantes de sua vida. Webcam, microfone e fone de ouvido conferem maior privacidade à consulta. Por fim, para assegurar uma boa sessão online, você irá precisar de um dispositivo (celular, computador ou tablet) com conexão de internet adequada.
Quem pode se beneficiar com o atendimento online?
No caso de atendimento a adolescentes, a modalidade online proporciona aos pais a praticidade de não precisar levar seu filho, esperar o atendimento e trazê-lo de volta, ou de se preocupar durante o seu deslocamento. A nova geração percebe o atendimento online como um espaço acolhedor com muito mais facilidade, pois são nativos digitais. As sessões online oferecem um espaço seguro e acessível, que respeita o ritmo e a linguagem dos adolescentes. É apenas necessária a autorização dos responsáveis por meio de documento específico.
Para os adultos, o atendimento online traz a possibilidade de ser atendido por um profissional qualificado, algo nem sempre disponível nos municípios menores. Para os brasileiros no exterior, oferece a flexibilidade de receber apoio psicológico em sua língua materna, por um profissional que entende sua cultura, superando as barreiras de distância, idioma e choque cultural.
Por fim, aquelas pessoas que enfrentam desafios de locomoção (acidente, doença ou idade avançada) e as que optam por evitar os ônus do deslocamento (cansaço, custo e tempo), preferindo a comodidade de serem atendidos em suas casas ou locais de trabalho.
Do mesmo modo, para o psicólogo as vantagens do atendimento online podem se refletir na oferta de um atendimento com custo reduzido, pois contorna a manutenção de um consultório exclusivo para a atividade.
Exceções
Os únicos impedimentos para o atendimento online, conforme as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia, são para os casos de: 
a) indivíduos em situações que envolvam risco de morte ou à integridade pessoal, violência ou violação de direitos; 
b) situações de urgência e emergência, considerando a legislação sanitária vigente e desastres naturais; 
c) ameaça à liberdade e privação de liberdade em suas diversas manifestações institucionais. 
A prestação de serviço nesses casos deve ser executada por equipes e profissionais de forma presencial.
Recomendações de segurança para o atendimento online
Como informado acima, os softwares que utilizamos (Google Meet e WhatsApp) oferecem proteção por meio de controle de acesso, criptografia em trânsito e repouso ou ponta a ponta, conexões seguras, segurança integrada na conta do usuário e detecção e bloqueio de spam, phishing e malware, conforme os padrões de segurança da IETF (Internet Engineering Task Force). Contudo, os serviços mediados por dispositivos eletrônicos podem trazer ameaças ao sigilo e segurança em virtude de sua vulnerabilidade às ameaças digitais.
Desse modo, aconselhamos que não sejam usados computadores nem redes Wi-Fi públicas. Proteja seu aparelho com programas antivírus e firewall, mantenha aplicativos e softwares atualizados e ative e utilize as verificações de segurança disponíveis. Se o dispositivo for compartilhado com outras pessoas, apague os históricos de conversação após as sessões.
Fones de ouvidos e microfone (acoplado, na maioria dos fones) conferem maior privacidade à consulta. Se preferir, utilize as opções de cenário para ocultar o plano de fundo. Se utilizar o whatsapp e quiser incrementar a segurança, ative a opção “Proteger endereço de IP nas chamadas” ou”Ocultar endereços IP”.
Evitamos o software Zoom, pois há indícios de que o serviço falha em garantir a segurança e a privacidade dos usuários. Recebeu muitas críticas por vazamento de e-mails, já foi alvo de ciberataque e não usa as lojas oficiais de aplicativos, o que pode dificultar a identificação de aplicativos legítimos.
Skype oferece segurança, mas pode exigir que a criptografia de ponta a ponta seja ativada manualmente. Como a segurança deve ser garantida pelo prestador de serviço, não posso exigir isso do meu cliente. Por essa razão, optei por não usar esse serviço.
