Daniel Cruzeta

Assertividade

O que é Assertividade e por que ela é importante?

A assertividade é a habilidade de afirmar e defender os seus próprios direitos e ideias e de expressar seus pensamentos, sentimentos, necessidades e crenças de maneira clara, direta, honesta e apropriada, respeitando os direitos e sentimentos dos outros. O indivíduo assertivo expressa-se com integridade, confiança e segurança. Ele tem capacidade de impor limites aos outros e integrar seus pensamentos e sentimentos à ação.

Entendida no âmbito da multiplicidade do comportamento humano, podemos dizer que a assertividade é o ponto de equilíbrio no espectro da comunicação, em cujos extremos temos a agressividade e a passividade.

Diferenças Entre Assertividade, Passividade e Agressividade

  1. Passivo: Esse indivíduo costuma colocar as necessidades dos outros acima das suas. Evita conflitos, suprime seus sentimentos e concorda com os outros para manter a paz. Ele falha na expressão das suas necessidades, preferências, emoções e opiniões. Como ele mesmo viola seus próprios direitos, dá permissão para os outros o fazerem também.
  2. Agressivo: Essa pessoa expressa suas necessidades, emoções e opiniões, porém, de maneira hostil, exigente, ameaçadora ou punitiva para com o interlocutor. Busca impor suas próprias necessidades e desejos, às custas dos outros. Usa táticas como intimidação, crítica e manipulação para conseguir o que quer. Esse estilo de comunicação geralmente causa conflitos e prejudica os relacionamentos.
  3. Assertivo: Ao expressar suas necessidades e opiniões de maneira direta e honesta, a pessoa assertiva promove uma comunicação aberta e construtiva. Respeitando os limites e direitos dos interlocutores, ela ajuda a construir relacionamentos saudáveis e equilibrados.

Exemplos de Comportamento Assertivo

  • Dizer “não”: Recusar um pedido de maneira respeitosa e firme, sem sentir-se culpado ou ficar se justificando, mesmo que os outros não gostem ou o critiquem.
  • Expressar opiniões: Compartilhar e defender ideias e crenças, mesmo que diferentes da opinião da maioria.
  • Pedir o que você precisa: Expressar suas necessidades e pedir ajuda, de modo claro e direto, sem recorrer a subterfúgios para convencer ou manipular o outro.
  • Dar feedback: Fornecer críticas construtivas específicas, de modo polido, focando no comportamento.

Direitos Interpessoais Básicos

A base da comunicação assertiva é o reconhecimento de seus direitos interpessoais básicos. Antes mesmo de começar a agir de modo assertivo, você precisa acreditar que possui esses direitos. Alguns exemplos de direitos que todos nós temos:

  1. Direito de ser tratado com respeito: Você merece ser tratado com dignidade e consideração, de igual para igual.
  2. Direito de expressar seus sentimentos e opiniões: Você pode compartilhar seus pensamentos e emoções sem medo de represálias; tem o direito de ser levado a sério.
  3. Direito de dizer “não”: Você tem o direito de recusar pedidos que não pode ou não quer atender, sem se sentir culpado ou egoísta. Você pode escolher se satisfaz as expectativas dos outros ou se comporta segundo seus próprios interesses.
  4. Direito de pedir o que quer: Mesmo que não seja garantida a obtenção do seu desejo, você tem o direito de ser escutado e de pedir que atendam às suas necessidades.
  5. Direito de cometer erros: Todos cometemos erros e temos o direito de aprender com eles. Isso não o exime da responsabilidade pelos erros.

Conclusão

A comunicação assertiva é essencial para criar e manter relacionamentos saudáveis, pois baseia-se num equilíbrio onde todos os envolvidos se sentem respeitados e ouvidos.

Se você tem intenção de melhorar suas habilidades de comunicação e, em especial, desenvolver sua assertividade, considere buscar ajuda de um profissional. O psicólogo pode oferecer estratégias e apoio necessário para que você domine esse estilo de comunicação.